segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Trilha de Mountain Bike e Chuva - Alguns Cuidados para preservar seu equipamento e sua própria vida!

Vista de uma tempestade chegando, no Mirante do Morro Feio,

Nesta época do ano é muito comum ocorrerem chuvas, muitas vezes abortamos nossos pedais por conta da chuva, mas para os mais aventureiros abortar não é uma opção, considerando que o Mountain Bike foi feito justamente com a proposta de proporcionar liberdade e e essa liberdade inclui poder andar em qualquer clima, vou deixar NESTE POST alguns cuidados básicos e Alertas para quem quiser se arriscar na chuva:




1- Capacete (essencial na Chuva, pois o risco de queda é maior).
2- Kit de remendo, com câmara de ar reserva e Bomba.
3 - Ferramentas compatíveis com sua bike.
4 - Água e Comida.
5 -Mochila/bolsa/ para carregar as coisas.
6- Telefone.
7- Algum dinheiro.
8 - Documentos de identificação.
9 - Fita Isolante/Abraçadeiras.
10 - Outro Biker (NUNCA ande sozinho na chuva).


Para ver a explicação completa destes itens clique AQUI

Dê uma olhada na previsão do tempo antes de marcar o pedal!


Olhar para o céu antes antes do pedal pode dar um rumo, mas a previsão do tempo é uma ferramenta ótima para descobrir se vai chover

Hoje em dia a previsão do tempo tempo tem uma taxa de acerto em mais de 80% para às próximas 24 horas, o que já é mais que o suficiente para marcar aquele seu pedal a tarde ou em um momento que não vai chover, mudar o caminho desviando de possíveis enchentes, e evitar caminhos que ficam intransitáveis na chuva como lamaçais, trilhas escorregadias, além de se preparar para ter seu equipamento molhado, protegendo antecipadamente objetos como celular, chaves do carro etc.


PROTEJA SEUS GADGETS ELETRÔNICOS!!


Celular e água NÃO combinam. Aliás qualquer coisa eletrônica não combina com água (salvo raras exceções de celulares que supostamente são a prova d'água), portanto lembre-se SEMPRE de levar alguma sacola, saco  ou qualquer coisa impermeável para proteger seu telefone na hora da chuva. 


Obs: É tentador querer deixar o celular no carro para não molhar, porem é sempre importante andar com seu telefone, pois pode ser o único meio de pedir ajuda externa caso algo dê errado durante a trilha, e na chuva às chances de alguma coisa dar errado aumentam bastante, é bom proteger a chave do carro também.

Prepare-se para voltar com sua roupa Molhada e suja de Lama


Ciclista com a Roupa um pouco suja de lama.
Leve uma roupa seca para trocar quando chegar do pedal, se possível leve algo para cobrir os bancos do seu carro se for o caso, para você e suas caronas, um boa dica é deixar sempre dois ou três sacos de lixos pretos no carro,  você pode cortar eles e usar para proteger os bancos e outras partes do carro da sujeira de suas roupas e equipamentos depois de um pedal lamacento na chuva.

Revise seu equipamento antes de andar na chuva

Sabe aquele seu cambio desregulado que você só lembra de levar no mecânico quando vai sair para pedalar, saiba que ele vai desregular ainda mais quando estiver cheio de barro e areia da chuva, e vai ser muito mais difícil conseguir regular ele nessas condições. Portanto lembre-se sempre de dar uma pequena checada na condição do seu equipamento antes de se aventurar em uma tempestade, principalmente componentes da relação e freios.



Revise seu equipamento DEPOIS de andar na chuva


De modo geral, pedalar na chuva aumenta muito o desgaste natural de algumas peças: Freios, Suspensões, peças que exigem lubrificação como a relação e rolamentos da bike; Vale lembrar que quando estamos pedalando é comum o pneu jogar lama em nossas costas, porém essa lama feita de terra, areia e água também vai para os componentes gerando estragos: 



  • Nas pastilhas de freio: funcionam como uma lixa reduzindo drasticamente as pastilhas de modo que em trilhas com muitas descidas e areia é possível acabar completamente com elas, sem falar que a qualidade da frenagem diminui consideravelmente em certos freios;
  • Na Relação: A lama e areia funcionam no mesmo principio acima, entrando dentro dos elos das correntes e travando seu funcionamento, além de aumentar bastante o desgaste, muito cuidado pois em condições de lama em excesso esse material pode TRAVAR completamente as roldanas do cambio traseiro, resultando em uma quebra da gancheira e do cambio, portanto sempre veja condição de seu cambio traseiro e sua relação. um cambio quebrado no meio de uma tempestade a 20 km's de casa não é nada legal.

  • Na suspensão: a Areia fina e lama entra dentro dos Retentores/Guarda pó, quando esse material seca funciona como uma lixa causando um desgaste, que no caso de suspensões a ar causa perca de ar e em casos de suspensões mais simples pode piorar seu funcionamento, portanto sempre limpe a suspensão se tiver muito barro ou sujeira.


  • Nos Rolamentos em Geral: é normal sua bike nunca mais ser a mesma depois de um longo pedal na lama e chuva,  ela vai ficar mais sonora: você vai ouvir um rangido aqui e ali, geralmente os mais afetados são pedais, caixa de direção e rolamentos de quadros Full Suspension, além de cubos, estes últimos possuem uma boa vedação se você não mergulhar eles na água.

  • obs: O primeiro cuidado básico na sua bike depois de pedalar na chuva é providenciar uma BOA Lavagem, o mais rápido possível (preferencialmente antes da lama secar), muitas vezes isso aliado com uma dose de óleo nas partes que se aplicam, já é o suficiente para garantir a saúde do seu equipamento, mas sempre varia do tanto de chuva e lama que sua bike enfrentou, em alguns casos uma revisão completa feita por um profissional é indispensável.

  • LAVEM TODO seu equipamento depois de um pedal na chuva, tudo: Luvas, Mochila, Roupas, aquelas almofadinhas do capacete, TUDO isso vai estragar e ainda vai ficar com um odor terrível se não for devidamente limpo.


Cuidados ao fazer trilha na chuva


Em geral todas as trilhas ficam mais perigosas durante a chuva, porém tomar alguns cuidados básicos é o suficiente para evitar transtornos.

Desça mais devagar em percursos desconhecidos ou que faz muito tempo que você não anda, a chuva pode sempre ter aberto valas no meio do caminho.


Cuidado com curvas na lama ou em áreas escorregadias da trilha. Evite passar em poças de lama e água sem necessidade, seu equipamento agradece.




Atenção redobrada com Rios, Córregos e afins, pois é sempre possível uma enchente, de modo geral evite esse lugares na chuva, e lembrem-se que pode não estar chovendo na cachoeira onde você está, mas uma tempestade uns km's antes é o suficiente para causar uma enchente no local, uma enchente pode fazer você perder sua bike, seu equipamento e sua vida, sempre lembre-se disso.
deve-se tomar atenção redobrada em cachoeiras e rios, pois há sempre o risco de enchentes

Video acima mostrando a história de um grupo de ciclistas que enfrentou uma enchente enquanto curtiam uma cachoeira. (retirado de http://www.mtbaraguari.com.br/#!Tromba-dagua-Terror-no-Paraíso/c1vyb/56bff8f50cf2132b02988dca)

Cuidado com Raios: um dos maiores perigos de se pedalar na chuva são os Raios, se você ver que a tempestade tem trovões e raios é bom pensar em abortar o pedal, caso já esteja no meio da trilha e começou uma tempestade de raios é bom seguir alguns cuidados: 
  1. Evite campos e áreas abertas;
  2. Vá para as áreas mais baixas da trilha;
  3. Saia da água se for o caso;
  4. Evite ficar perto de estruturas metálicas;
  5. Evite ficar próximo de rede elétrica ou telefone, e linhas de alta Tensão;
  6. Não mecha no seu celular e tire o fone de ouvido;
  7. Em caso de raios muito próximos: afastem-se uns dos outros, e de suas bikes, procurem abrigo nas partes mais baixas da trilha, evitando ficar próximo de arvores mais altas, afaste-se de sua mochila, e em caso de algum ciclista ser atingido por descarga elétrica, procure ajuda o mais rápido possível, em geral ligue para os serviços de emergência 192 ou 193.

Andar na Cidade na Chuva: Atenção deve ser redobrada, cuidado com enxurrada ou áreas de alagamento, cuidado com o transito que geralmente fica mais louco durante a chuva, em geral em grandes tempestades recomendemos que não pedale na cidade ou caso esteja pedalando que busque abrigo, pois sempre há a a chance de arvores caírem, fios romperem e ficarem energizados no chão, enchentes e alagamentos entre outras coisas. Vale lembrar que essa dica se aplica a tempestades, uma chuvinha leve não é desculpa para não treinar na cidade.


Pedale na chuva!


Em geral pedalar na chuva é uma experiência ÚNICA, recomendo a todo Mountain Biker, a trilha geralmente fica diferente, as arvores ficam mais verdes, as partes técnicas mais divertidas, porém é fato que o risco aumenta e exige maior cuidado tanto do equipamento quanto do ciclista, foi descrito neste post apenas alguns cuidados básicos para poder fazer um pedal na chuva com segurança, lembrando que Chuva não é motivo para não pedalar, Mountain Bike também foi feito para chuva!

Bons Pedais!!

Trilha feita na Cidade de Goiás durante uma tempestade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário