domingo, 9 de junho de 2013

O que levar em uma trilha de Mountain Bike

Estas são dicas bastante úteis para quem está começando e não sabe o que levar para as trilhas, infelizmente, exceto que alguém nos fale  que levar, aprendemos o que precisamos da pior maneira, cada pessoa tem suas necessidades, mas há alguns itens que são comuns para todos:

1- Capacete
2- Kit de remendo, com câmara de ar reserva e Bomba de encher pneu.
3 - Ferramentas compatíveis com sua bike:
4 - Água e Comida.
5 -Mochila/bolsa/ para carregar as coisas.
6- Telefone 
7- Algum dinheiro
8 - Documentos de identificação
9 - Fita Isolante/Abraçadeiras-
10 - Outro Biker (nunca ande sozinho)

Irei postar a explicação de cada item da lista abaixo


1- Capacete

Nunca, digo... NUNCA, -N-U-N-C-A saia para pedalar sem capacete, qualquer queda boba até mesmo na cidade pode resultar em danos sérios, morte ou sequelas para o resto da vida[como cair de cabeça em uma pedra/meio fio, já vi acontecer e não é legal], e é facilmente evitado com o uso de um capacete, no começo pode parecer muito estranho, mas com o tempo vem o costume do uso, ao ponto que você não vai querer pedalar sem.


2- Kit de remendo(com espátulas lixas e pelo menos 3 remendos), com câmara de ar reserva e Bomba de encher pneu.

este é o item mais importante da sua lista, o problema mais comum que você pode ter no seu equipamento é um pneu furado, e se não houver solução você pode acabar prejudicando seu passeio e o dos seus amigos. O ideal é levar sempre o kit de remendo e pelo menos uma câmara e ar reserva, mesmo se você usa Tubeless ou Fita Anti-Furo pois as vezes esses sistemas falham. Nem sempre é  possível solucionar o problema usando remendos (como rasgos ou snake-bit/"freezadas"), a Bomba sempre deve estar funcionando e ser compatível com a Valvula de sua câmara. Se você tem duvidas de como remendar um pneu e solucionar o problema de um pneu furado, veja este link:

http://bikegoiania.blogspot.com.br/2012/09/tutorial-como-remendar-um-pneucamara-de.html

3 - Ferramentas compatíveis com sua bike:

É muito frequente você precisar apertar, soltar ou mover algum parafuso da bike, para regulagem, ajustes ou para solucionar problemas mecânicos, inclusive algumas rodas só saem com o uso de ferramentas, portanto é essencial levar as devidas ferramentas, sendo as principais: um canivete de Chave Allens que vai ter a maioria das chaves, e uma chave de boca compatível com suas rodas [caso elas não saírem com blocagem rápida ), um extrator de corrente pode ser bem útil e é bem barato (alguns vem até junto com o canivete allen), geralmente essas ferramentas são bem baratas e fáceis de carregar. Sempre use Chaves de qualidade pois as de má qualidade vão espanar e danificar seus parafusos, lembrando para não apertar muito um parafuso, mesmo que esteja usando uma chave de qualidade, o ideal é apertar até o limite e forçar um pouco mais apenas.

4 - Água e Comida.

Água para todos os ciclistas e esportistas é um item obrigatório, a água diminui o catabolismo muscular diminuindo a desidratação e a sensação fadiga, é fundamental tanto durante quanto depois do exercício físico para se reidratar.

Comida é um item OBRIGATÓRIO para iniciantes e para quem vai fazer um pedal mais pesado/longo, lembrando que nunca deve-se fazer uma refeição pesada antes do exercício físico, e nunca deve sair para pedalar sem comer, o ideal é fazer uma refeição leve 2 horas antes, e levar alimentos energéticos para consumir durante o exercício (doces, cereais, barras de proteinas, etc)

5 - Fita Isolante/Abraçadeiras-

É muito comum alguma coisa estragar de modo que nem com as ferramentas você consiga arrumar, quase sempre você pode "improvisar" uma solução usando outras ferramentas, a Fita Isolante por ser adesiva pode ser bastante útil em situações que algum item se rompe ou se solta, do mesmo modo a Abraçadeira de nylon, que é mais forte. Parecem coisas simples mas são muito leves e fáceis de carregar e podem salvar seu pedal, principalmente em um lugar de difícil acesso ou distante da civilização.

6- Telefone  

Essencial, se todos os itens anteriores falharem ou você inevitavelmente precisar de uma ajuda externa, você vai precisar de um meio de comunicação, com a tecnologia, hoje a maioria dos celulares tem sinal mesmo em uma área muito afastada, ou consegue-se sinal andando uma distancia relativamente pequena, no caso de quedas, ferimentos, quando a bike estraga de um modo insolucionavel  o jeito é ligar para pedir ajuda.

7- Algum dinheiro

Para "Coca" do fim do pedal, para vaquinha do lanche, para possíveis manutenções, etc. Nunca saia para pedalar sem nada.

8 - Documentos de identificação

Absolutamente necessários, uma pessoa adulta nunca deve nem sair de casa sem os devidos documentos, caso haja alguma coisa eles vão saber seu nome, e ficará mais fácil te encontrar.

9 - Recipiente para carregar as coisas.

Pense no recipiente correto para carregar todas essas coisas, deve ser algo leve e pequeno, temos varias opções como bolsas de selim, bolsas de quadro, mochila de hidratação e até os bolsos na camiseta, mas lembre-se que vc vai precisar carregar de alguma forma, eu não recomendo o uso de bolsas de selim para o mountain biking extremo, pois elas acabam se quebrando e você fica na mão, o ideal é usar na mochila de hidratação ou nos bolsos da camisa.

10 - Outro Biker (nunca ande sozinho)

Os riscos de pedalar sozinho são sempre dobrados, imagine que algum problema aconteça: são mais  mentes pensando, vc tem outra pessoa que pode te ajudar e vice versa, alem é claro das questões de segurança, render um ciclista sozinho é muito mais facil que render 2 ou mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário